14:15


O sistema operacional mobile da Apple, o iOS, conta com uma ferramenta um tanto quanto curiosa, que é o históricos de localizações. Ela nada mais é do que o registro de locais visitados por você e nos quais o seu smartphone foi utilizado de alguma maneira. No entanto, a Maçã nunca deixou exatamente clara a finalidade desse recurso.

Dessa maneira, muitas pessoas acabam com uma lista indesejada de localizações, sendo que esses dados podem acabar entregando alguns segredos seus justamente para as pessoas que não deviam conhecê-los. Acontece que a Apple disponibiliza uma solução de gerenciamento desse histórico para que você faça o que bem entender com esses dados.

Com foco no gerenciamento

Em primeiro lugar, é necessário que você acesse os “Ajustes” do seu iPhone. Em seguida, role a tela para baixo e selecione a opção condizente com “Privacidade” — ela é representada por uma mão branca e aberta.


Na nova janela que abrir, o “Serviço de Localização” é a primeira alternativa mostrada e você precisa tocar nela. Com isso, uma outra janela vai aparecer, mostrando os aplicativos que acessam o histórico de localizações do seu aparelho.
Apenas tocando em cada um dos programas, você é capaz de desabilitar o acesso as suas informações pessoais, sendo que um sistema de setas roxas e cinzas deixa claro quais são os softwares que estão levando em consideração os locais visitados por você.

Sim, você pode apagar tudo

Caso você deseje apagar todos os registros feitos pelo iOS, saiba que isso também é possível. Em primeiro lugar, você precisa acessar o “Serviço de Localização” da mesma forma que foi explicada logo acima.
Imagem proveniente do site PPLWare.
Depois disso, role a tela para baixo e toque na opção “Serviços de Sistema” — na nova janela que abrir, role novamente para baixo e toque em “Locais Frequentes”. O seu histórico vai aparecer em ordem, sendo que no pé da tela há a opção para limpar a memória.