Uma vaga de emprego publicada no site da Microsoft confirmou os rumores de que a auxiliar por voz Cortana, do Windows Phone 8.1, vai mesmo ter uma “nova geração” compatível com computadores desktop e consoles de vídeogame. Provavelmente, com o trabalho da nova equipe, ela vai deixar de ser exclusividade dos smartphones para se expandir até outros dispositivos com Windows e o Xbox One.

As primeiras especulações sobre isso se deram quando o chefe da divisão do Windows Phone na Microsoft, Joe Belfiore, revelou que “a Cortana sempre nos disse que gosta muito de computadores”, em um bate-papo com internautas pelo Reddit, em tom de brincadeira e sem revelar detalhes.Agora, uma publicação de uma vaga de emprego no site Microsoft Career indica que, de fato, a empresa procura um engenheiro de desenvolvimento “para ajudar a formar a evolução da próxima geração da Assistente digital da Microsoft”. O texto diz ainda que deseja alguém para “aumentar a fronteira” e “redefinir a experiência de personalização no Windows” - deixando clara a intenção de misturar as duas plataformas.

Além de concorrer com Siri, da Apple, e Now, do Google, a Cortana, da Microsoft, busca entrar em um mercado totalmente novo. Auxiliar usuários de computadores por voz, funcionando como uma verdadeira secretária, em casa e no trabalho, com uma série de funcionalidades úteis.
Confira na íntegra do anúncio da vaga:
"Você quer fazer parte da equipe que está construindo a próxima geração da Cortana? Estamos procurando desenvolvedores motivados para ajudar na evolução da próxima geração da assistente digital da Microsoft – Cortana! O panorama é desafiador, animador e em um espaço de inovação. 
Sendo parte da equipe, você terá uma oportunidade de quebrar fronteiras e redefinir a experiência de personalização no Windows. Você pode ajudar a criar grandes momentos de descoberta e satisfação para os usuários e permitir experiências únicas que farão o Windows sua companhia indispensável. 
Também buscamos experiência, que é fundamental. Como parte do projeto, você terá exposição significativa e oportunidades para trabalhar em diversas experiências, como uso de tecnologias web, integrações de serviços e problemas de sistemas”.