A Nvidia apresentou hoje sua placa de vídeo mais potente, a Geforce GTX Titan Z. Como era de esperar, seu preço também é inédito: US$ 3.000 (R$ 6.727).

Trata-se de uma placa "Dual GPU" formada por outras duas do modelo GTX Titan Black, considerado até então o mais potente, dobrando a capacidade das especificações. A "irmã" maior tem 5760 núcleos CUDA, com clock padrão de 705 Mhz e de 876 Mhz em modo "boost". A memória GDDR5, com clock de 7 Gbps, também está presente em grande quantidade: 12 GB.Reprodução
Embora a placa seja dupla, ela se liga à placa mãe por um único slot PCI-E 3.0, mas seu tamanho demanda outros dois slots PCI adicionais, totalizando três. É uma placa que só deve ser utilizada em gabinetes com amplo espaço interno e fontes potentes, já que a Titan Z utiliza, sozinha, 375W de potência.

Reprodução

O produto é indicado para gamers exigentes que pretendam utilizar os gráficos ao máximo, mesmo em resoluções 4K. O fato de a placa ter 4 saídas de vídeo também a torna passível de utilização com quatro monitores, criando resoluções fora do padrão. Uma configuração popular entre gamers é a utilização de 3 monitores full hd, lado a lado, para resolução de 5760x1080 pixels.

Reprodução

Não há data de lançamento para a Nvidia Titan Z no Brasil nem informações sobre o preço que a placa terá por aqui.